domingo, 4 de dezembro de 2011

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA PRA 5º ANO

                     Avaliação de Língua Portuguesa
Escola:_______________________________________________________________
Aluno(a):_____________________________________________________________
Data:_____/____/_________    Valor:_______ Nota:________

1)Leia o texto abaixo.
                                      Supermãe
        Uma cena curiosa.Na falta de colo , a mamãe sapa dá as costas aos seus filhotes.Os pequeninos , em ordem crescente , formam uma verdadeira pirâmide.
      Revista Caras

A finalidade desse texto é:
(   ) apresentar uma notícia
(   ) contar uma curiosidade
(   ) contar uma história
(   ) passar um ensinamento


2) Leia o texto abaixo.
                                                    Como o avião voa?
         O segredo está no equilíbrio de quatro forças aerodinâmicas que atuam durante o vôo.
         São as asas que garantem aos mais diferentes tipos de avião a sustentação necessária para voar. Além da sustentação , outras três forças atuam sobre um aeroplano durante o vôo: a gravidade , a resistência do ar (ou arrasto) e a tração(ou empuxo). Ao voar , a máquina compensa a força da gravidade com a sustentação gerada pelas asas e supera a resistência do ar com o empuxo dos motores. Para mudar de altitude ( subir ou descer) , é preciso aumentar ou reduzir a potência dos motores ( o que eleva ou diminui a sustentação).
         Essas quatro forças também estão presentes na decolagem e no pouso.É o controle da atuação de cada uma delas que explica como uma máquina tão pesada consegue ir voando de um aeroporto a outro.

No título “como o avião voa?” , o ponto de interrogação foi usado para:
(   ) despertar a curiosidade do leitor
(   ) esclarecer as dúvidas do leitor
(   ) provocar espanto no leitor
(   ) verificar os conhecimentos do leitor

3)Leia o texto abaixo.
                                            Ela é super
         Conheça as habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
         Capaz de se disfarçar na mata , andar com leveza , escalar árvores altas e atravessar rios a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
         Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol  se põe e pode caçar à noite , pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
         Como tem pernas curtas , ela não corre.Se esconde , segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente , com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.
          Revista Recreio

De acordo com o texto , a onça-pintada usa suas habilidades para:
(   ) aguçar o olfato
(   ) caçar e se proteger
(   ) enxergar no escuro
(   ) ficar invisível

4)Leia o texto abaixo.
                            Agora você me pegou...
         Aviso numa placa de restaurante:”Pagamos R$500,00 se não pudermos atender a seu pedido.”
         Um freguês resolve fazer o teste:
         ___ Quero um sanduíche de orelhas de elefante em pão de centeio.
         A garçonete anota o pedido e vai à cozinha.Segundos depois , o chef sai furioso de lá , pega cinco notas de R$100,00 e joga na mesa do freguês.
         ___ Ok , você me pegou... Mas saiba que esta é a primeira vez em 10 anos que  ficamos sem pão de centeio
 O que faz esse texto ficar engraçado é:
(   ) a anotação da garçonete
(   ) a resposta inesperada do chef
(   ) o aviso do restaurante
(   ) o pedido do freguês


5)Leia o texto abaixo.

               Por que a espuma de sabonete e detergente coloridos é branca?
         Na verdade , elas são , sim coloridas , apesar de  não terem os mesmos tons do sabonete ou detergente. O que faz parecer que elas são brancas é a maneira pela qual os nossos olhos vêem cores. Isso porque eles possuem estruturas conhecidas como cones , que são sensíveis às cores vermelha , verde e azul.
         Se as enxergamos ao mesmo tempo , registramos que o objeto é branco. Isso fica claro quando olhamos a bolha se sabão um pouco maior que aquelas formadas na espuma do sabonete.

Qual é o assunto  desse texto?
(   ) As cores da espuma do detergente e do sabonete.
(   ) As estruturas dos olhos dos seres humanos.
(   ) O perfume do sabonete e do detergente.
(   ) O tamanho das bolhas de sabão

6)Leia o texto abaixo.
                                             Lição que se aprende cedo
Dia 14 de março , segunda , é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Talvez você ache que essa informação não tem muito a ver com você , que ainda não é adulto e não tem salário todo mês. Engano seu. Mesmo quando se compra só um chocolate na padaria da esquina , essa atitude vem acompanhada de direitos e deveres __ tanto de quem compra quanto de quem vende __ e que , muitas vezes< a gente nem se dá conta.
E , se você reparar bem , vai notar que  boa parte das propagandas é voltada par o público infantil , ou seja , existem muitos produtos nas prateleiras das lojas que você , consumidor mirim , os leva para casa. Isso pode ser perigoso , porque não é difícil
chegar a um ponto em que se quer tudo o que é oferecido . Para fazer crianças e  adolescentes consumidores responsáveis agora e no futuro , nada melhor que a informação.

Leia o trecho novamente:”Talvez você ache que essa informação não tenha nada a ver com você...”

Nesse trecho , apalavra destacada indica:
(   ) dúvida
(   ) intensidade
(    ) negação
(   ) tempo

Esse texto foi escrito para:
(    ) vendedores
(    ) professores
(   ) pais
(   ) crianças

De acordo com esse texto , a propaganda dirigida ao público infantil é perigosa porque:
(   ) a criança pode querer comprar tudo o que lhe é oferecido.
(   ) a criança se torna consciente de seus direitos e deveres
(   ) o público infantil pode querer ter um salário mensal
(   ) o público infantil se torna mais responsável no futuro.

7) Leia o texto abaixo.
                               Qual a origem da expressão “pagar mico”?
         Ela vem do baralho infantil Jogo do Mico , fabricado no Brasil desde a década de 1.950. No jogo , as cartas têm figuras de animais e o jogador tem que formar pares com o macho e a fêmea de cada  espécie. Mas , no baralho , o mico não tem par . Quem terminar com a carta na mão não tem perde , ou seja , paga o mico. Mas cuidado para não levar gato por lebre e confundir mico com pato. O “pagar o pato” vem da obra Le Facetiae , do italiano Giovanni Bracciolini , de 1.450. O texto fala de um camponês que vendia patos. Uma mulher queria negociar o preço da ave com encontros entre ela e o vendedor.[...]

No trecho “...com encontros entre ela e o vendedor.” , a palavra “ela” substitui:
(    ) fêmea
(   ) lebre
(   ) mulher
(  ) ave

Nenhum comentário:

Postar um comentário